5 pilares da medicina preventiva
24.10.2019
A medicina preventiva é o ramo médico voltado à prevenção de doenças por meio de ações antecipadas, ao invés de curá-las ou tratar seus sintomas.
Nutrição, Atividade Física, Sono, Manejo do estresse e Suplementação, esses são os cinco pilares da medicina preventiva.
Saiba um pouco mais de cada um
Nutrição
Uma dieta hipercalórica acelera o processo oxidativa e o envelhecimento celular. Quando comemos de uma forma equilibrada e saudável, com ingestão calórica correta indicada por seu médico e nutricionistas, rica em nutrientes, com uma alta ingestão de fibras, nós favorecemos a nossa saúde e longevidade.
Atividade Física
O exercício físico é um tratamento onde seus efeitos são estendidos ao longo da vida e não há um único tratamento medicamentoso que possa influenciar tantos sistemas e órgãos de maneira tão positiva. A participação consistente em alguma atividade física promove a ativação de grandes capacidades fisiológicas e está intimamente ligada à melhoria da saúde cardiorrespiratória, vascular, mental e metabólica. Inclusive, estudos comprovam que correr aumenta o volume calórico.
Sono
A qualidade do sono está diretamente ligada à capacidade do corpo de manejo do estresse, de volta a homeostase e assim a qualidade de vida. Enquanto dormimos, nosso organismo realiza funções extremamente importantes: se autorregula, realiza fortalecimento do sistema imunológico, secreção e liberação de hormônios, consolidação da memória, entre outras.
Manejo do estresse
A homeostase é a base do equilíbrio do corpo, do cérebro e da saúde. A resposta ao estresse é uma reação adaptativa fundamental para nossa sobrevivência, é parte da sabedoria do nosso corpo mesmo sendo uma perda da homeostase. Se, rapidamente depois da demanda de adaptação voltamos para o estado homeostático, nenhum dano ocorrerá ao equilíbrio do corpo ou da saúde, mas se não temos capacidade de resiliência e, nosso estresse é crônico, então ele produz uma química semelhante a do envelhecimento: elevação de cortisol e uma regulação hormonal alterada baseada na resposta adaptativa não no estado de flexibilidade, tranquilidade e paz, próprio da homeostase. Assim, o manejo do estresse passa a ser uma das bases para uma vida e envelhecimento saudável. Incorporar períodos regulares de treinamento da capacidade de resiliência, dando tempo para momentos de relaxamento profundo aplicando métodos de respiração, mindfulness, dentro da sua rotina, vai ajudar o corpo com sua capacidade de autorregulação, eliminando o estresse crônico. Separe um tempo para atividades de conexão consigo e relaxamento, diversos estudos apontam para os benefícios da meditação.
Suplementação
Os níveis médios de minerais nos solos agrícolas caíram em todo o mundo. Nossa comida perdeu de 20 a 60% de seus nutrientes, em grande parte pelo uso de água de má qualidade, de fertilizantes químicos e desgaste do solo. Nessa busca por uma nutrição mais equilibrada e rica, os suplementos administrados sabiamente por seu médico ou nutricionista, complementam a alimentação, auxiliam no funcionamento do organismo e combatem os radicais livres causados por maus hábitos alimentares, estilo de vida e poluição ambiental.
Entre em contato
Dr. Vitor Panichi – Medicina integrativa e personalizada
Telefone: (19) 3203.4885 e (11) 3554.0984
WhatsApp: (19) 99113.6281 e (11) 99712.5005