• 19 3203-4885 11 3554-0984
  • 19 99113-6281 | 11 99712-5005

O que é medicina e nutrição funcional?

08.01.2020

A nutrição funcional não é uma terapia ou ramo medico ou nutricional de “tamanho único”, ou seja, aplicável indistintamente como uma receita médica ou de nutrição a qualquer paciente que aparece no consultório, não, a nutrição funcional respeita a individualidade biológica e por isso, levando em consideração que  todos nós somos únicos, com nossa própria composição genética, histórico de saúde, estilo de vida e perfil emocional, possibilidade máxima e média em desempenho clínico – portanto, cada um de nós exige uma estratégia personalizada para alcançar e manter uma saúde ótima e consequentemente uma possível forma física também, ajustando o cardápio da forma correta para integração dos alimentos com o corpo.

Com o envelhecimento cada vez mais prolongado da população mundial combinada com o aumento das doenças da infância faz com que se aumente os desafios de saúde durante todo o período de vida, a necessidade de estudo da prática funcional se tornou quase uma urgência. l

Medicina funcional e nutrição funcional, termos frequentemente utilizados de forma sinônima, estão a tornar-se altamente utilizados como uma abordagem eficaz para a cura de uma variedade de problemas de saúde. Com médicos de medicina funcional recebendo ampla cobertura da mídia, incluindo aparecimento em shows de alto perfil como o Dr. Oz, publicando livros de best-seller e sendo reconhecido em revistas médicas, estamos todos acordando com a possibilidade de cura com uma abordagem de causa-raiz.

Para ilustrar exatamente o que é a nutrição funcional, e como ela funciona, usemos um cenário comum: Um potencial cliente procura um médico nutrólogo ou uma nutricionista. Sua principal preocupação é de longa data o digestivo. Ele descreve sua experiência até agora, listando seus muitos testes (análise de fezes, raio-x, tomografia computadorizada, ressonância magnética, escopos, sangue trabalho). Ela continua a dizer-me que nada foi encontrado, seus testes todos voltaram ‘normal’, e ainda ela continua a experimentar sintomas físicos que estão impactando a sua qualidade de vida do dia-a-dia. Os médicos foram incapazes de lhe oferecer uma solução.

A grande questão: Este cenário não é exclusivo para este cliente. Esta é uma das perguntas mais comuns em consultórios nutricionais: Por que eu tenho esses sintomas e ninguém pode me dizer o que são ou encontrar alguma coisa em todos os meus exames?

A abordagem médica moderna: exames médicos são realizados principalmente para detectar doenças em fase final (no caso de perturbação digestiva, muitas vezes é como condições como Crohn, colite, celíaca), ou organismos patogênicos (como C. difficile, H. Pylori ou parasitas ). Mas quando há sintomas “sob o radar” que não têm um diagnóstico definitivo, esta é uma indicação de disfunção.

A Nutrição Funcional convida-nos a mergulhar mais profundamente para determinar a causa e abordá-la a partir da raiz. A nutrição funcional suporta a cura de um nível celular.

Nutrição funcional visa a resolver os desequilíbrios no corpo, restaurando a função através de alimentos, estilo de vida e suplemento intervenções. Transformamos os sistemas corporais disfuncionais em saúde ótima e funcional.

Dr. Howard Loomis diz, “não existem novos processos corporais no trabalho em doenças que não estavam lá em saúde [.] Na doença, existem apenas funções normais que estão indo muito rápido, ou muito lento, ou são de outra forma inadequado – fora Do tempo com necessidade “.

Nutrição funcional é sobre descobrir o que especificamente está se movendo muito rápido ou muito lento, o que está fora de ordem e, em seguida, restaurar o equilíbrio desses processos.