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Você já ouviu falar sobre a Dieta Mediterrânea?

15.08.2019

Uma das dietas mais famosas do momento é a Dieta Mediterrânea. Afinal, o que faz essa dieta ser tão especial? A dieta criada pelos espanhóis é semelhante à dieta paleolítica: rica em verduras verdes, legumes, frutas, peixes, nozes, proteínas de ave, carboidratos, fibras e raízes.

 

Pelo fornecimento de nutrientes, a dieta mediterrânea tem efeito protetor contra a obesidade, a diabete, doenças cardíacas, doença de Alzheimer e pressão alta. A dieta incorpora muitas frutas de cores diferentes. A base da alimentação está no consumo alimentos que incluem antioxidantes e muitas outras substâncias benéficas à saúde.

 

Recomenda-se, na dieta, aumentar o consumo de frutas, legumes e verduras para sete ou mais porções ao dia e de ácidos ômega-3 além de sementes de linho moídas e verduras de folhas verdes.

 

É recomendada também a preferência por cereais e pães integrais, que contêm nutrientes que não podem ser obtidos em suplementos. Alimentos orgânicos são bem-vindos na dieta, pois o excesso de pesticidas utilizados em alguns alimentos pode causar doenças neurológicas e câncer.

 

Segundo pesquisadores da Universidade de Barcelona, o programa alimentar poderia evitar cerca de 30% das mortes por ataque cardíaco, derrames e doenças cardiovasculares em geral.

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